Objetivos:
- Proporcionar ao estudante em viagem a país de língua espanhola entender e fazer-se entender em todos os ambientes e situações em que estiver inserido com eficiência.
- Redigir em espanhol.
Metodologia:
Através de vídeo-aulas o aluno aprenderá:
- o vocabulário adequado para cada situação, assim como frases mais usadas em situações cotidianas em espanhol, através de aulas expositivas e vídeos, representando a situação em si;
- a estrutura da língua para redigir em espanhol.
O curso terá duração de 40h
Vocabulário básico:
- Alfabeto, pronúncia.
- Saudações
- Preferências
- Dias da semana, meses
- Perguntar as horas, o tempo
Como circular:
- Pedir orientação
- Alugar um carro
- Dirigir
- O carro, sinalização de trânsito
- Na estação, viajar de trem
- Viajar de carro, barco
- Como pegar um táxi
- No aeroporto, viajar de avião
Comer fora:
- Fazer uma reserva
- Pedir a refeição
- Reclamações
- Pagar
- Louça e talheres
- Na cafeteria ou no bar
- Bebidas, lanches, fast-food
- Café da manhã
- Entradas
- Pratos principais
- Saladas, acompanhamentos e sobremesas
Hospedagem:
- Fazer uma reserva, check-in
- No hotel
- No quarto, no banheiro
- Hospedagem com cozinha
- Resolver problemas
- Utensílios de cozinha
- Acampar, no camping
Compras
- Estabelecimento
- Na loja
- No banco
- No mercado, supermercado
- Frutas, legumes
- Carnes, peixes
- Pães, bolos, laticínios
- Jornais e revistas
- Roupas
- Calçados
- Loja de presentes
- Fotografia
- No correio
- Telefones, internet
Turismo:
- Centro de turismo
- Conhecer locais
- Orientar-se
- Lugares para visitar
- Atividades ao ar livre
Esportes e lazer:
- Tempo livre, na paria
- Na piscina, na academia
- Esportes de inverno
- Jogos
- Galerias e museus
- Diversão em casa
Saúde:
- Na farmácia
- Corpo humano
- Sentir-se mal, ferimentos
- No médico, enfermidades
- No hospital
Emergências:
- Acidentes
- Serviços de emergência
- Polícia e crime
- Na oficina
- Objetos perdidos
Vocabulário:
- Cardápio
- Variantes da língua espanhola
- “Voseo”- forma de tratamento
- Falsos cognatos
- Cultura de países de língua espanhola
Gêneros textuais diversificados
Gramática: Classe gramatical, estrutura da língua, verbo “gustar”, muy/mucho, perífrasis de futuro, acentuação,pronome complemento, discurso direto e indireto, comparativo e superlativo.
Referências Bibliográficas:
- Adrián Fanjul (org.) Gramática de Espanhol Paso a Paso. S. P., Santilhana, 2005.
- Alfredo Gonzáles Hermoso. Conjugar es fácil en español de España y de a América.
España, edelsa, 1999.
- Diccionário Salamanca. Universidad de Salamanca, Barcelona 2000.
- Esther Maria Milani. Gramática de Español para brasileños. São Paulo, Saraiva,
2003.
- Flávia Márcia do Carmo Honorato. Espanhol (Ensino Médio). Vol. 1 e 2, Editora
Educacional, BH, 2011.
- María Antonieta Andión Herrero. Variedades Del español de América: uma lengua y
diecinueve países. Série didáctica. Consejería de Educación. 2004.
- María Eulália Alzueta de Bartaburu. Español em acción. São Paulo, Hispania, 1998.